quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dicas de como limpar a geladeira

Dicas de como limpar a geladeira



Produtos para limpar geladeira


Você pode encontrar produtos específicos para a limpeza das superfícies da cozinha, à venda na maioria dos supermercados. Mas atenção, fique longe de produtos que contenham ingredientes químicos fortes, como água sanitária e alvejantes!
Antes de usar qualquer produto, teste-o em uma pequena área e, para ter certeza de que é adequado, leia as instruções no rótulo. Não se esqueça de usar luvas para proteger suas mãos e sempre lidar com produtos de limpeza em ambientes arejados.
Já algumas pessoas preferem usar métodos caseiros para a limpeza do refrigerador. Para higienizar a parte interna, você também pode preparar uma solução para limpar geladeira, fazendo uma pasta com bicarbonato de sódio e água morna ou uma mistura de vinagre branco destilado com água morna.

Passo a passo de como limpar a geladeira por dentro


Veja agora como limpar geladeira por dentro. É só seguir as instruções abaixo:
  1. Primeiramente, desligue a geladeira e retire todos os alimentos do seu interior, já aproveitando para jogar fora o que estiver com o prazo de validade vencido.
  2. Se sua geladeira tem prateleiras e gavetas removíveis, comece a limpeza por elas. Basta lavá-las bem com água morna e detergente.
  3. Já para limpar o interior do eletrodoméstico, passe um pano limpo por tudo, utilizando a solução caseira ou os produtos para limpar geladeira de sua preferência.
  4. Por fim, aguarde então alguns minutinhos para a geladeira secar, antes de ligá-la novamente na tomada e recolocar os alimentos dentro.

Cronograma de limpeza da geladeira


Um plano de limpeza assegura que sua geladeira e os alimentos dentro dela estejam sempre limpos e saudáveis. Para manter sua geladeira sempre higienizada, leve em conta a inclusão das tarefas abaixo em seu cronograma de limpeza da cozinha.
Para fazer todos os dias: enquanto estiver na cozinha preparando o jantar, dedique alguns minutos para ver se há respingos na geladeira. É mais fácil limpar respingos e resíduos enquanto eles ainda estão frescos. Não se esqueça de usar um lenço ou um spray antibacteriano no puxador da porta da geladeira – um dos lugares com maior concentração de germes da cozinha.
Para fazer uma vez por semana: antes de fazer as compras semanais de mercado, organize todos os itens em sua geladeira e jogue fora os alimentos que estiverem estragados ou vencidos. Se algo ainda estiver dentro do prazo de validade, mas você não tiver planos de usá-lo, você pode doar para os vizinhos, evitando assim o desperdício.
Para fazer uma vez por mês: tire tudo da geladeira – incluindo as prateleiras e as gavetas – e faça uma limpeza completa. Você também pode elaborar um plano para limpar diferentes partes da geladeira ao longo do mês.

Como manter a geladeira limpa


Para manter a geladeira sempre limpinha, basta seguir estas recomendações:
  • Reduza o risco de contaminação dos alimentos mantendo carne e peixe crus bem embalados, para que os fluidos não escorram para os alimentos nas prateleiras de baixo.
  • Não deixe que as comidas mofem na geladeira, pois o mofo se espalha rapidamente para outros alimentos.
  • Arrume os ingredientes logo depois de usá-los - a maioria dos condimentos e alimentos deve ser mantida na geladeira depois de abertos, e não no armário.
Limpe quaisquer resíduos o quanto antes, enquanto eles ainda estiverem frescos. Isso vai tornar a remoção fácil e manter limpos os locais de armazenamento de comida.
*Dica importante: A melhor solução para limpar geladeira e mantê-la livre dos germes, fungos e bactérias é remover esporadicamente todas as prateleiras e peças móveis e lavá-las em água morna com esponja e detergente.

Postar um comentário