quarta-feira, 6 de abril de 2016

Parede de lousa como fazer

Não é difícil fazer uma bela parede de lousa em seu lar.

Hoje essa técnica é utilizada na cozinha, escritório, na sala e no quarto, etc.

Usando uma tinta especial, é possível pintar a parede para poder escrever com giz e tirar facilmente com um pano úmido.

  • Pintando as paredes

Essa é uma forma mais definitiva de decoração, mas pode ser mais vantajosa para quem não tem experiência em aplicar papel adesivo e não quer correr o risco de formar bolhas na parede lousa.

Há tintas prontas para a aplicação no mercado, como a Suvinil Esmalte Verde Escolar ou Coralit Fosco Preto.

Nesse caso, o importante é que as tintas sejam foscas e apresentem uma tonalidade escura, pois só assim o giz aparece. É importante ressaltar que de forma alguma a tinta fosca pode ser substituída por opções em látex, pva, ou acabamentos com brilho.

Você também pode fazer sua própria mistura com tinta acrílica fosca branca misturada com pó xadrez – um pigmento a base de óxido de ferro utilizado para colorir argamassa, concreto, e no caso, uma parede lousa. Escolha a cor de sua preferência e dilua o pó na tinta aos poucos, para não errar o tom. Faça a mistura para cobrir a parede toda, pois é difícil atingir o mesmo tom duas vezes.

Depois de ter escolhido entre comprar a tinta ou fazer sua própria mistura, você pode seguir com a pintura comum de paredes. Dependendo do acabamento, a parede requer 2 a 3 demãos. A superfície deve estar seca em 72 horas. E é só a partir desse período que você pode começar a soltar sua criatividade na parede lousa.

A Coralit da Tintas Coral é um esmalte fosco feito para pintar madeiras e metais. Teoricamente, qualquer tinta esmalte fosca funciona bem para criar o efeito lousa, mas por conta do giz ser claro, opte pelas mais escuras. As duas únicas cores foscas da marca são o preto e o verde-escolar. Segue link: Coralit Tradicional Fosca Preta. Normalmente com duas ou três demãos, você consegue um excelente resultado. Porém, dependendo do tipo de superfície e da cor, pode ser que você precise de mais demãos.








Nenhum comentário: